domingo, 23 de janeiro de 2011

Geladeira dos desesperados: Penne com calabresa e limão

Queridos convivas virtuais,

Peço desculpas pela minha longa ausência. Um sem número de mudanças me afastaram da cozinha e, por tabela, deste blog. No entanto, um pé d'água daqueles, uma geladeira árida e uma despensa vazia me trazem de volta.
Bom, era uma vez um domingo. Só as pessoas com tanques anfíbios conseguiam circular pela cidade. Um homem faminto me atormentava com a idéia de fazer um macarrão alho-e-óleo, um prato muito leve e light, com os únicos três ingredientes disponíveis na despensa. Na geladeira, um limão solitário rolava na gaveta de legumes. Resolvi apelar para o congelador, que me apresentou a salvação: 3 cubos de espinafre vagabundo congelado e duas linguiças calabresa - ambos comemorando alguns meses de aniversário. Desse árido movie gastronômico, em meio à chuva lá fora, surgiu um prato cafajeste e bom - mas que seria mais adequado pra um almoço!

Penne com calabresa e limão

1/2 pacote de penne grano duro
2 linguiças calabresa
3 cubos de espinafre congelado
4 dentes de alho
3/4 limão (se for limão cravo fica melhor ainda)
1 pitada de pimenta calabresa
azeite extra virgem

Serve dois neandertais (e ainda sobra uma marmita!).

Em um fio de azeite, doure os dentes de alho e as linguiças finamente laminadas. Jogue os cubos de espinafre congelado e mexa até que derretam. Se quiser, coloque um dedinho de água (eu prefiro mais sequinho). Acerte o sal e coloque uma pitada de pimenta calabresa. Cozinhe o macarrão al dente (claro!), misture o "molho", esprema o limão por cima do macarrão e regue com um fio de azeite. E não, essa receita não é light! Finito!