segunda-feira, 5 de março de 2012

Verduras escuras para iniciantes

Os manuais de boa alimentação estão sempre cheios de recomendações, principalmente no que diz respeito às benditas verduras escuras. Salvo o espinafre, é difícil encontrarmos receitas bacanas com elas. Acabam sempre sendo remédio na mesa. Por aqui, encontrei um jeito coringa e preguiçoso de usá-las. Vamos lá!

1 maço de catalônia/almeirão/bertalha/chicória
1 pacote de espinafre congelado (aí entra a preguiça!)
3 a 4 dentes de alho
sal
azeite
limão ou vinagre balsâmico (opcional)

Numa panela grande, ferva a água e os dentes de alho, com casca. Jogue o maço (lavado, claro) da verdura escolhida e cozinhe até os talos ficarem al dente, não muito moles. Escorra em bastante água até esfriar totalmente. Separe os dentes de alho, que, depois de retirada a casca, podem ser laminados, picados ou passados no espremedor. Esprema a verdura até sair toda a água. Molde uma bola compacta e pique delicadamente.

Se você é bom de boca e curte as verduras amargas em versão solo, é a hora de temperá-las com sal, limão ou gotas de balsâmico e azeite, muito azeite.

Agora, se você está cozinhando pra mais gente, crianças ou adultos de paladar difícil, sugiro, adicionar o espinafre na mistura toda. Então, numa frigideira grande, com umas gotinhas de água, você dissolverá o espinafre congelado - que é essencialmente uma pasta de espinafre - sem tempero algum. Assim que ele der uma esfriada, você misturará tudo e aí sim temperará generosamente. Alho e pimenta são sempre bons nessas situações. Essa base - que fica mais pastosa - é muito, mas muito boa pra recheio de massas - como lasanhas ou conchigliones - e melhor ainda servida com cottage ou queijo fresco. Tomates picados são bem vindos, caso queira transformar isso num molho, propriamente dito.

Duvideodó alguém dizer que não curte 'verdes'. :)