sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O bolo de castanha da Nina

A Nina foi minha mentora. Mais do que ter me "adotado", ela me iniciou generosamente em todas as dores e as delícias do mundo dos museus. Com ela, aprendi a desacostumar o olhar, a pesquisar e a nunca me acomodar nas práticas de documentação e pesquisa. Foram muitos serões e muitos finais de semana trabalhando na casa dela. E, pra alimentar o espírito e o corpo, ela cozinhava. Pra mim e pro meu marido, que sempre se achegava. Abríamos um vinho e ouvíamos as histórias familiares, de trabalho, e, claro, os amores. Conversávamos muito, ríamos e trabalhávamos mais um pouco. E, de sobremesa, ela servia o melhor bolo que já comi. A receita original é da mulher de um amigo dela, arquiteto, e foi até publicada em revista especializada. Pra mim, no entanto, a receita do bolo de castanha é da Nina Lomônaco. E segue abaixo, com amor e saudade, muita saudade.

Bolo de castanha da Nina

Ingredientes

7 ovos
250 g de açúcar
250g de castanha do pará (batida no processador ou granulada)
3 colheres de sopa de farinha de rosca
Um fio de azeite extra-virgem
Açúcar de confeiteiro

Bata as claras em neve. Depois, adicione as gemas, o açúcar e a castanha do pará. Bata tudo novamente. Coloque a farinha de rosca e mexa delicadamente. Unte uma forma com manteiga e polvilhe a farinha de rosca. Asse por meia hora, em fogo médio. Espere esfriar, retire da forma, regue o bolo com um fio de azeite e cubra com a castanha misturada com o açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário