quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Felicidade é tempo de alcachofra: Alcachofrinhas temperadas

Essa vida nômade, sem CLT, estimula um lado macunaímico e procrastinador em mim. Acabo trabalhando até a madrugada porque pareço uma gata rondando pela casa, abrindo a geladeira, ligando o som... e a tese, o projeto, os textos, a assessoria, vão se desenrolando muito mais lentamente em horário comercial do que deviam. Mas há benesses que lamentarei perder em breve, quando voltarei à labuta de 44 horas semanais. Uma delas é ir à feira durante a semana. É outra vibe, ainda mais 'nas' Mooca. Gostaria de tirar a manhã toda só pra ouvir os causos das senhorinhas, suas dicas para escolher os legumes e as receitas trocadas na própria banca. Tudo sem pressa e sem culpa (mas eu sou a rainha da culpa-cola e em geral saio carregada e correndo).

Bem, hoje a minha felicidade suprema foi a de ver finalmente que vem chegando às alcachofras! Li uma matéria maravilhosa de página inteira da Luiza Fecarotta na Folha outro dia sobre isso. Meus olhos brilhavam! Ela viu tudo! Comeu alcachofra recém-colhida! Lindo, lindo! Sou fã dos seus textos.

Hoje eu vou passar uma receita preguiçosa de alcachofra. Sei que na Itália ela é comida descascada e já fiz isso aqui em casa várias vezes, escalando meu filho para escravinho-vip. Mas isso é uma arte e o post de hoje é pra quem, como eu, está afins de comer alcachofra, mas com preguiça de se dedicar longamente ao preparo.

 Alcachofrinhas temperadas

500 g (ou 1 baciazinha de feira, ou 1 bandeja do sacolão) das menores alcachofras que você encontrar
2 galhos de cebolinha
3 galhos de salsinha
1 dente de alho bem picado
1/2 pimenta dedo-de-moça (sem semente), bem picadinha
1 limão (ou menos, se ele tiver com bastante suco)
azeite
sal

Lave as alcachofrinhas e pressione o topo da flor para fazer abrir as pétalas. Coloque na pressão, cubra com água, coloque sal. Depois de chiar, abaixe o fogo e espere 20 minutos. Abra a panela e veja se estão macias. Em um recipiente à parte, monte essa espécie de 'limonete': cebolinha e salsinhas picadas, alho, pimenta... e por fim, limão, azeite e sal. Misture com o garfo para incoporar o azeite. Escorra as alcachofras ainda mornas e jogue esse molhinho. Faça um esforcinho e tente jogar entre as pétalas. Eu sei, é uma lambuzeira danada.

Aí é só preparar muitos guardanapos e um prato para o cemitério de pétalas! Coma pétala por pétala e se delicie com o fundinho!O melhor é que, sendo menorzinhas, aquela barba no meio é também macia e comestível. É tudo doce, cremoso, contrastando com o limão. Fora que tem quase zero de caloria, você demora pra comer e reza a lenda que ainda queima gorduras extras! Você vai ficar com as mãos meladas de azeite, um pouco de bafo de alho, mas muito feliz. É ótimo acompanhamento para cervejas geladas em dias bonitos (e a caloria zero vai pro saco)! Felicidade é tempo de alcachofra. E tenho dito!

Um comentário: