domingo, 26 de setembro de 2010

Picardias: purêzinho de jiló

Hoje foi um daqueles domingos frios, em que a gente fica morrendo de fome (pra falar a verdade, isso não é privilégio de domingos, ou de dias frios!) e querendo fazer alguma picardia gastronômica. Eu optei por uma mineirice, herança da avó de uma das minhas melhores amigas. É um purêzinho de jiló, especialmente delicioso se acompanhado de um ovo frito, com gema mole. Eu sei, eu sei. O ovo não é muito light. Mas o purê, sim!

Purêzinho de jiló

500 g de jiló
4 dentes de alho
azeite
1/2 pimenta dedo de moça sem semente
1/4 limão
salsinha

Descasque o jiló e coloque-o em um recipiente com água e limão (pra não escurecer). Pique-os bem pequeninhos. Em uma panela, doure levemente os 4 dentes de alho e a pimenta, laminados. Coloque o jiló picadinho e refogue até que comece a amolecer. Se necessário, coloque aos poucos água, pra que o jiló derreta. O cozimento demora uns 20 minutinhos. Você pode abaixar o fogo, se o jiló soltar bastante água. Saber o ponto é fácil: tem de estar macio! Apague o fogo, acerte o sal, esprema 1/4 do limão, coloque um punhado de salsinha e regue com um fiozinho de azeite extra-virgem.

Se você for suficientemente abusado, vai fazer arroz branco ou comprar um pão francês quente. E usar e abusar do purêzinho de jiló... e do ovo frito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário