segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Risone com shimeji, camarão e gengibre

Sou um desastre para medidas, então não se espantem com os meus 'aproximadamente'. Ah, e de repente, tô reiventando a roda. Mas o objetivo aqui é compartilhar coisas que cozinhei e deram certo.

A coisa rolou mais ou menos assim:

Risone com shimeji, camarão e gengibre

2 bandejinhas de shimeji (um branco e um escuro)
400 g de camarão médio (daqueles pré-cozidos, congelados)
5 cm de gengibre
3 dentes de alho
1/2 pacote de risone (macarrão que parece um arrozinho)
azeite
pimenta do reino
cebolinha
shoyu

Laminei o alho e dei uma dourada em uma frigideira funda, com um bom fio de azeite. Joguei o shimeji (dei uma fatiada nele, pra cozinhar melhor o talinho branco). Tudo em fogo alto. Em outra panela, descongelei o camarão no vapor. Quando o shimeji estava no ponto (com a parte branca al dente), misturei os camarões e ralei o gengibre. Abaixei o fogo. Cozinhei o macarrãozinho e o escorri uns dois minutinhos antes do cozimento ideal. Pus na frigideira, com o shimeji e o camarão. Piquei um tanto de cebolinha (acho que quase uma xícara) e misturei. Depois de dois minutos em fogo baixo, desliguei e servi. Reguei com um pouquinho de shoyu e moí a pimenta no prato, mesmo. Meu filho curtiu. Acho que ia ficar muito bom se eu tivesse em casa um vinho branco, pra jogar sobre o shimeji.
Essa em tese, é uma receita mais leve. Não chega a ser light, claro... Mas tem esse cheiro chinês, que fica bacanudo.

Um comentário:

  1. Sou irmao da Marilucia Bottallo. Uso o nome Guerra no blog em homenagem ao nome de familia da minha mae. Sou um apaixonado por cozinha, de preferencia simples, saudavel e saborosa. Gostei muito do seu blog e tambem da forma como voce escreve. Voce acabou de ganha um seguidor. Parabens!

    ResponderExcluir