segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Frango com quiabo, moyashi e açafrão

Outro dia tive 15 minutos e comprei um monte de coisas para cozinhar e deixar congeladas. Foi a primeira vez que fiz isso. Meu objetivo era deixar prontos pratos com proteínas e muitos legumes, pra não ficar improvisando sanduíches de pão integral, macarrão ou croissants da alucinante padaria embaixo do meu prédio (vocês não imaginam a tortura!). Meu problema são os carboidratos, e rola uma culpa desgraçada de ficar comendo à noite. É claro que eu como, mas se tiver um pratinho quente de outra coisa, me contenho e ele vira acompanhamento (risos).

Um dos pratos que mais deu certo na empreitada mulher-moderna-pseudo-saudável-revista-cláudia foi esse de frango. Rendeu umas 5 porções generosas. Vamos lá:

Frango com quiabo, moyashi e açafrão

1 kg de peito de frango em cubos
400 g de quiabo
300 g de moyashi
4 cm de açafrão da terra
4 dentes de alho
1 colher de chá de mostarda
azeite

Laminei o alho e dourei com um fio de azeite na frigideira funda (minha preferida, como vocês vão ver). Refoguei o frango até deixá-lo bem branquinho, quase dourando. Enquanto isso, lavei, sequei o quiabo (esse é o segredo pra controlar a baba, secá-lo) e piquei em 3 pedaços. Misturei o quiabo ao frango, ralei o açafrão da terra (que manchou a ponta de meus dedos de amarelo!), misturei a mostarda e deixei tudo ali, em fogo alto, por uns 5 a 7 minutos. Soltou um pouco de baba, claro, mas ficou verdinho e ainda al dente - do jeito que eu gosto. Nesse ponto, coloquei o moyashi, misturei ao restante do prato, esperei 2 minutinhos e desliguei. Depois de tudo pronto, pus o sal, esperei esfriar e congelei. Ficou bom! Almoçamos isso hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário